DISCIPLINA:
Português e informática
Objetivos específicos-
*Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros
*Caracterizarem e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)
*Elaborar uma história de revista em quadrinho pela internet
*Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
*publicar minha história no meu blog.
Conteúdos-
*diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.
*utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.
Estratégias-
1- Pedir aos alunos que tragam de suas casas gibis.
2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.
3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis.
4- Logo após a professora levam os alunos para assistir um eslaid com varias sugestões de história já produzida neste site.
5- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma história de gibi. Estas histórias podem conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 5 painéis (quadrinhos).
6- Uma vez elaborada a história, na sala de informática os alunos são apresentados para o site HTTP://www.hagaque.blogspot.com
7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua história (que já foi planejada na sala de aula).
Segue abaixo um exemplo de histórias feita por mim e pelos alunos no hagaque:
Observações:
No primeiro momento os alunos tiveram muita dificuldade porque era uma atividade que ele nunca havia feito, mais logo perceberam que era muito divertido e era muito fácil fazer no computador. Com esta atividade aprendi se nos professores trabalhar com a ferramenta certa tudo da certo, porque os alunos gostam, logo si interessa e a atividade terá rendimento. Com esta atividade os alunos empolgaram tanto que rapidamente fizeram seus trabalhos. Foi uma pena porque não tinha computador suficiente.
OBS: Esta 1º história foi feita pelas alunas: Wingrith, Ana Beatriz, Karla.
Tema: Na fazenda
2º história foi feita pelas alunas: Thatiele, Luciana, Wesley.
Tema: O menino levado
3º história foi feita pelos alunos: Breno, Igor, Marcos Vinicius.
Tema: Marte Ataca
4º esta história foi feita por mim Professora Rogiane.
Tema: Marte ataca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário