segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIENCIA COM PROJETOS EM SALA DE AULA

SOCIALIZANDO UMA EXPERIENCIA COM PROJETOS EM SALA DE AULA

Como este projeto esta inserido no Plano de Ação do PPP, toda a escola se motivou para execução, e todas as turmas trabalhou o tema de acordo com suas individualidades. Ao executar um projeto desenvolvemos em nossos alunos conceitos de socialização, disciplina, desenvolvimento do senso crítico, colaboração e cidadania.
Os conteúdos são facilmente integrados as disciplinas trabalhadas, pois quando se trabalha com projetos os professores têm flexibilidade de acrescentar e/ou retirar o que precisar. E durante o processo de desenvolvimento das aulas, os alunos atenderam a necessidade em aprender e responder com agilidade no processo de ensino. E para o desenvolvimentos do nosso trabalho utilizamos o laboratório com o Data Show, Apresentação Power Point,e algumas reportagem sobre o tema.
As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e despertam os alunos na busca do conhecimento.

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


O currículo é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes, o que se aprende no currículo é fundamentalmente atitude. Pode-se dizer que conceito de currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender verdadeiramente. O currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas de determinadas situações do cotidiano.
É importante ter um olhar especial para todos os conteúdos que estão inseridos no currículo, pois, o aprofundamento tecnológico se faz necessário neste processo educacional, e, além disso, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio do professor.
Para Pedro Demo, o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias. Baseado nessa afirmação, as tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu próprio conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo competências e habilidades ou resolvendo situações problemas. Com a utilização da internet, o aluno pode realizar suas pesquisas, possibilitando ainda a construção de seu próprio conhecimento. Portanto, é indispensável a mudança de postura do professor e da escola com relação a tecnologia educativa.
Diante do exposto, faz-se necessário à escola trabalhar com um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações e reflexões educativas.
Vale reafirmar, que as tecnologias nos dias atuais são essenciais para qualquer trabalho desenvolvido no espaço escolar. O professor deve estar aberto, motivado, interessado para capacitar-se, e, além disso, ser construtor de sua própria aprendizagem e também multiplicador de conhecimentos. Por isso, que é importante integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, tendo em vista o fato de que a sociedade está em constante transformação; e o nosso aluno necessita acompanhar essas mudanças com relação às novas tecnologias. Essas novas tecnologias contribuem para o aprimoramento do conhecimento do professor e do aluno, através da teoria e prática vivenciada em sala de aula, tornando as aulas mais atraentes e significativas. Portanto, fazem-se necessário reformular o currículo das Unidades Escolares para uma maior integração as novas tecnologias.