quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES
DAS TECNOLOGIAS


Ser professor não é só dar aulas, é principalmente instruir, é cuidar que o aluno aprenda. E os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. Portanto não devemos ficar na mesmice devemos incentivar o alunos á pesquisar, elaborar, escrever e aprender. Pedro Demo coloca que a Pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar sempre. Faz-se necessário investir em curso intensivo, especialização, até mesmo voltar para a universidade, para uma reconstrução de conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar, ou seja, que nossos alunos sejam beneficiados destes novos conhecimentos tecnológicos.
Para a família dos alunos é importantíssima que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos serão os futuros membros da Sociedade nos século que estão por vir e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.

Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas do seu próprio engajamento intelectual no cotidiano escolar.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educando. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno. Nos professores devemos restaurar a escola para ela se situar, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.
Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa.