O hipertexto
O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital , agregando-se as outros conjuntos de informações que vão subsidiar o hipertextos.
Os sons, imagens e palavras na qual o acesso se dá através de referencias específicos denominados links são os auxílios que irão possibilitar o enriquecimento ao texto.Sua importância é de interconectar os diversos assuntos abordados enfatizando ao assuntos pesquisado. O sistema de hipertextos mais conhecidos é WWW (Word wide web), pois esses são usados de forma que todo o navegante tem acesso.
Entretanto não a internet que possibilita os hipertextos, como fonte de conhecimentos, interação de assuntos pesquisados: como também todos os textos que oferecem conhecimentos em determinados assuntos, sendo ele verbal ou não, ressalta ainda, que as características que define o hipertexto que por vez são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estruturas em rede, transitoriedade e organização multilinear propicia para o leitor virtual segurança no assunto.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno á pesquisar e á produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção de conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertextos os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito á construção individual e coletiva do conhecimento. Os professore também pode trabalhar com hipertextos para funções pedagógicas.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário